Existe SISU e Prouni para a pós graduação?

Como você já deve saber, existem muitos programas disponíveis que facilitam o acesso ao ensino técnico e a graduação. Em comparação com esses programas, as ofertas para os cursos de pós-graduação são bem mais limitadas.

Por essa razão, muitas pessoas se perguntam se é possível utilizar as facilidades de programas como o SISU e o PROUNI para ingressar em uma pós graduação. Leia o texto a seguir e descubra:

A Pós Graduação

Se especializar é uma área é fundamental para estabelece uma carreira de sucesso e ampliar seus conhecimentos na sua área. Por isso, a pós graduação é um passo importante para a sua vida acadêmica.

Como o próprio nome indica, a pós graduação será umas especialização posterior a conclusão do seu curso de graduação. Esse nível de formação terá um foco mais específico com ênfase no campo que você escolher.

Geralmente, essa formação possui um valor um pouco acima da média, e por esta razão os estudantes buscam opções para facilitar as mensalidades, como o SISU e o PROUNI.

O SISU e o PROUNI

Esses dois programas são responsáveis pela distribuição de vagas da rede pública e privada. Para concorrer, os candidatos devem antes participar das inscrições ENEM.

Após a realização do exame, você deverá inscrever a sua nota em um ou nos dois programas e aplicar para o curso desejado. Você pode conseguir uma bolsa parcial ou integral.

Mas será que é possível utilizar esse recurso para a pós graduação?

Bem, o Sistema de Seleção Unificada (SISU)  e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) são responsáveis unicamente pela distribuição de vagas de graduação.

Isto quer dizer que, não é possível utilizar a facilidade para os cursos de graduação. Entretanto, existem outas opções que o estudante pode utilizar. Saiba mais a seguir:

Programas Disponíveis

Você sabia que, mesmo não podendo garantir a sua bolsa pelo SISU e pelo PROUNI, a sua participação na prova do ENEM pode ser aplicada em outros programas?

Recentemente, o programa de financiamento estudantil FIES ampliou suas opções para atender os estudantes que desejavam cursar a sua pós graduação.

Ou seja, você pode conseguir uma bolsa de financiamento com os juros mais baixos do mercado e conquistar o seu diploma de pós graduação!

Vale mencionar ainda que quem não participou do Enem, pode da mesma forma se candidatar a uma bolsa de estudos através do programa Educa Mais Brasil, uma iniciativa que funciona através de uma plataforma digital.